Próximas INVENÇÕES

-07/01-Eu me faço simples por você -Teatro Renascença - 21:00

-11/01 - ... ou algo assim que me intrigue- Teatro Renascença - 21:00

12 de ago. de 2009

observacoes e preparacoes...dividindo experiencias

"O que move a historia e nossos pequenos gestos é o desejo. O desejo e seus desdobramentos: amor e paixão. O resto são máscaras do mesmo." - O que aprendemos até agora - Affonso Romano de Sant'Ana (Tempo de Delicadeza).



Ontem a noite me dei conta de uma coisa que sem duvidas eh a mais importante descoberta que fiz durante esse ano.
Eh algo q eu jah vinha fazendo jah faz um tempo mas sem ter a nocao.

Entendi que o caminho entre conhecimento cientifico, sinapse corporal e refracao artistica eh um pouco confuso e borrado, como a conexao entre o centro universal motor 1 e o 2.

Depois de me dar por conta que eh fantasticamente simples a informacao de percepcao enviada para o cerbro pelo sistema nervoso, em relacao a complexidade do que acontece no corpo, e q as estrututuras se organizam e reagem de forma local, ou seja, nem tods as decisoes passao pela questao senso; e que o descobrir e sentir a movimentacao e as reacoes desses processos locais dependem do crescimento do sistema nervoso em conexao com as estruturas de orgaos, musculos e ossos e q isso eh um processo lento, e bem complicado para explicar num texto de blog. Percebi que o trabalho de sinapse corporal eh primordialmente construido por ESCUTA.

Eh jah diyia katie duck que o ouvido eh muito mais inteligente do que os olhos, uma por "enxerga" alem das paredes, em tds as direcoes e eh dentro dele q estah nosso senso de equilibrio, e esta na estrutura do ouvido somado a kenestesia a nossa orientacao de espaco, nao soh no foco dos olhos. O ouvido e suas representacoes no corpo... como o encaixe do acetabulo ou o peh... mas isso eh uma convers pra outra hora.

No fim do dia eh uma questao de ouvir atentamente os registros do corpo presente e do corpo possivel, das ferramentas q nesse corpo jah se encontram. E da reacao desse corpo em determinada dinamica. Mais do que trabalhar com a imposicao de movimentacao, a escuto proporciona o descobrimento e o reconhecimento desse corpo, abrindo os canais para a aprendisagem e a mudanca de parametros caso seja necessario ou escolhido.

Assim acredito q estimulamos o crescimento desses nervos, e evitamos o processo de fustracoes que nos bailarinos convivemos diariamente, passamos um passo a frente, viramos a mese e estamos em um novo estagio, em progressao da danca como tecnica, em progressao do corpo como intimo e do senso como conhecimento, amplificando as ferramentas para um possivel fazer artistico. Acredito q o processo de awerness seja tambem um alimentador dos lirismos tao necessarios a nos.
O conhecimento cientifico vem como um facilitador, abrindo as portas das opcoes, deixamos de ter como habito a aceitacao de padroes de movimento sem questionamnto. As opcoes se tornam reais, e as possibilidades infinitas.

Isso eh maior do que aprender um truque novo... eh a chave do conhecimentoo proprio e da consisao das ideias. E acredito que nao existe nada mais bonito do que ser inspirado a buscar essas chaves. Na verdade essa eh a grande dadiva do artista, a possibilidade de inspirar e de ser inspirado. Isso nos leva adiante.

Eh facinante tentar entender a nacao corpo, cada musculo cada osso, cada orgao eh uma pessoa, axo q a frase de Derik Walcott nao serve soh para o paradoxal mundo da identidade contemporanea, serve tambem para lisoes de anatomia, biomecanicas, fisica e demais lirismos.

"I MYSELF AM A NATION"

emanation people.
Lets dance and rock this land.

bj vejo vcs em uma semana!!!!!
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Nenhum comentário: